terça-feira, 22 de julho de 2014

VIVENCIANDO DOM EXPEDITO LOPES NO CENTENÁRIO DE SEU NASCIMENTO

Por Ígor Cardoso. 


Neste mês de julho tão especial, em que Garanhuns festeja tanto o centenário do nascimento de Dom Expedito Lopes, quinto bispo diocesano, quanto o 24º Festival de Inverno, o Instituto Garanhuns não poderia deixar de prestar sua homenagem à memória do inesquecível prelado, personagem de um dos episódios históricos mais importantes da Terra de Simoa Gomes.

Dom Expedito nasceu na zona rural do município de Sobral, no Ceará, mas foram as funestas circunstâncias de seu falecimento – assassinado por um padre em pleno palácio episcopal de Garanhuns, no dia 1º de julho de 1957 – que o imortalizaram, inclusive dando ensejo à instauração do processo de beatificação que atualmente tramita em seu benefício na Sé Católica.

Na atividade desta sexta-feira, 25, às 19h, o IHGG revisitará os aspectos mais marcantes dessa tragédia de repercussão internacional, um dos três únicos casos do tipo em toda a história da Igreja. A exposição estará a cargo do pesquisador Ígor Cardoso, que ilustrará a apresentação com imagens. Ao final, será exibido um documentário produzido sobre a tragédia.

ÍGOR CARDOSO é natural de Garanhuns-PE, bacharel em Direito pela UFPE e servidor público. É pesquisador do Centro de Estudos de História Municipal (CEHM) do Governo de Pernambuco, e sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG), com atuação voltada para o estudo e a preservação da memória de sua terra-natal.


O  Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns fica na Praça Dom Moura Nº 44, no centro da  cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário