sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

DOMINGOS FERNANDES ¨CALABAR¨ : HERÓI OU TRAIDOR?



Houve um período da História da Brasil em que Portugal ficou sem regente e precisou se unir a Espanha. Essa união se deu por volta de 1580 e ficou conhecida como União Ibérica. A Holanda era aliada dos portugueses, mas era inimiga dos espanhóis, por isso resolveu lutar novamente, porém contra o domínio espanhol só que agora sob a nova nomenclatura: União Ibérica. Foi mais ou menos por esta época que surgiu o nome Domingos Fernandes Calabar que mais tarde ficou conhecido apenas como Calabar.  

Calabar nasceu em Porto Calvo (Alagoas), que nesta época fazia parte da capitania de Pernambuco. Calabar resolveu auxiliar inicialmente Portugal, ou seja, a União Ibérica, e auxiliou em vários ataques contra os holandeses. O mesmo era profundo conhecedor do terreno porque era comerciante e alguns até diziam que era contrabandista, por isso foi peça fundamental nos ataques. 

A um determinado ponto da guerra, e ainda não se sabe bem por que, Calabar resolveu trair a união dos países e lutar a favor da Holanda contra os portugueses e espanhóis.  Os holandeses então viraram o jogo porque agora possuíam o que todo general deseja, a vantagem do terreno. Quem sabe onde pisa não perde para o oponente. Matias Albuquerque, o defensor da pátria Ibérica, chegou a ficar acuado em Alagoas com pouco mais de oito mil homens.

Calabar foi preso, morto e esquartejado para servir de exemplo a população. Os holandeses se retiraram e Portugal aos poucos foi se libertando da Espanha ficando a dúvida sobre a atuação de Calabar no Brasil: traidor oi herói?
Calabar não lutou pelo desenvolvimento ou liberdade da pátria ao lado dos holandeses, pois, o objetivo destes era saquear e usurpar as riquezas por aqui, uma vez que o Brasil era momentaneamente da Espanha e não mais de Portugal. 

Os holandeses lutavam contra os espanhóis e, finalmente, Calabar lutava contra quem? Espanha ou Portugal? Essa visão de que o Brasil ficaria melhor sob o comando dos Holandeses foi iniciada por Maurício de Nassau e muitos acreditam que Calabar é um herói devido justamente a percepção de que talvez fosse "melhor" para os nativos, ainda não brasileiros naquela época, ficarem sob o comando da Holanda. Nesse aspecto ele seria um herói, mas não há como negar que ele lutou inicialmente para os Espanhóis virando a casaca depois, e neste aspecto ele seria um traidor.

Não se sabe ao certo se Calabar foi herói ou traidor. A visão de herói tem sido muito ressaltada ao longo dos tempos, mas a visão de traidor, pouco explorada. Acredito que não há como sabermos, pois, somente entendendo as intenções verdadeiras de Calabar é poderíamos ter certeza a cerca de seus ideais. Não há indícios ou vestígios que indiquem quais suas verdadeiras intenções, por isso continuaremos nessa dúvida de vilão ou herói.

Muita gente acredita que  Calabar lutou por seus próprios ideais uma vez que não havia ainda a identidade Brasil, nem um senso comum de sentimento de amor a pátria, nem tão pouco era perceptível a ele qual seria o destino da pátria nas mãos dos holandeses. Neste aspecto ele é um traidor, pois, virou a casaca conforme o que lhe fosse melhor naquele momento. Ele não estava lutando exclusivamente contra Portugal, mas contra uma união cujo país dominante era a Espanha. Essa atitude mais parece a de um pirata do que a de um herói.

Hoje, Porto Calvo tem como monumentos para lembrar a sua importância na História de Alagoas, a Igreja matriz de Nossa Senhora da Apresentação, inaugurada em 1610 (existe no alto de sua fachada, essa data), com seu altar-mor em madeira, originalíssimo e as imagens da sua padroeira, de Cristo crucificado, de Nossa Senhora da Conceição e outras.

Existe também o chamado Alto da Forca, onde dizem que Calabar foi enforcado, além de um clube, um bar e restaurante que levam o seu nome. Mas, o importante mesmo é a luta dos filhos da terra para resgatar a memória desse conterrâneo. São publicados livros e outros periódicos, enaltecendo a sua figura. A esperança é de que um dia, ele seja finalmente considero Herói Nacional, como foi Zumbi, outro que os portugueses também consideravam como traidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário