quarta-feira, 16 de julho de 2014

FIG - Exposição exibe imagens inéditas do Cangaço

O Instituto Garanhuns  juntamente com o Professor Vilela, traz  a exposição “Iconografia do Cangaço” com fotos inéditas e colorizadas. A exposição estará aberta ao público durante todo o Festival de Inverno no  Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, localizado na Praça Dom Moura 44, centro da cidade. 

O cangaço é considerado por muitos historiadores, como uma das páginas mais importantes da história do Nordeste brasileiro. Muitas são as visões sobre esse fenômeno. Uns defendem o cangaço e seus protagonistas, cangaceiros como Lampião e Corisco, como fruto dos movimentos sociais do Nordeste na busca por independência. 

O visitante além de conhecer um pouco da História do Cangaço, poderá também adquirir os livros: “O Incrível Mundo do Cangaço I e 2”  e “A Outra Face do Cangaço”  escrito pelo Professor Vilela.

CURIOSIDADES 

Reza a lenda que Lampião ganhou esse apelido ao inventar uma técnica que fazia o rifle comum disparar mais rápido, parecendo uma pistola automática – o clarão que saía da boca da arma lembrava a luz de um lampião. 

Em 1926, num ato de gozação, Lampião enviou um telegrama ao Governador de Pernambuco dizendo que seria governador de uma determinada área do Estado. Por isso, o apelido “Governador dos Sertões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário