terça-feira, 15 de maio de 2012

RECANTOS DE GARANHUNS

http://anchietabarros.blogspot.com.br/

RECANTOS DE GARANHUNS



Ele é a soma de todos os sentimentos, de todos estados vegetais. Nenhum pensamento é demasiadamente elevado em quantidade ou desespero. Pode mugir como tempestade de outono, ou sussurrar com uma brisa estival. Tudo é imagem e som do seu próprio mito.
No seu profundo recolhimento, o MAGANO se renova.
Se não entendermos a mensagem altaneira de seu silêncio, onde se ergue para o alto desafiando o infinito, seremos cada dia que passa, menos garanhuense. A nossa visão do alto será sempre mais restrito.
Daqui de cima não sentimos o hálito das pessoas. Nem conversamos a falta de linguagem específica que transmita a imobilidade dos monumentos da terra virgem. A força punjante da alma telúrica se projeta em outras dimensões. Mensagem comovente da cidade, espécie de Lírio a desabrochar a quase dois mil metros de altura. O planalto notável pelo seu clima e pela sua beleza natural, enfeita a alma das tradições. Como exemplo de rebeldia de um povo.
QUILOMBO - passado histórico sempre presente no dealbar de todas as madrugadas. Tradição de liberdade das gerações conscientes de sua missão indeclinável. Epopéia cintilante que marcou a definição do progresso da humanidade. Sobretudo, dos heróis da inteligência dos poetas que não fazem poesia quando querem e sim quando a poesia determina e quer. Acontecimento que fizeram tremular o lábaro da imaginação, tendo com testemunha o azul suspenso do céu, consolidando as mais lindas mensagens de vida pontilhada de patriotismo e beleza.
MORRO DO TRIUNFO - Sentido elevado de um horizonte de glória. Onde as lutas se tornaram dignas de sublimes conquistas. Acontecimentos que consolidaram dignas de sublimes conquistas, e que consolidaram o vigor inefável de um estado de Espírito.
De uma geração de homens de cor que pelo amor à liberdade tornou-se símbolo augusto da confraternização e dos direitos humanos. Daí o triunfo da entrada solene e pomposa dos consolidadores da nossa emancipação racial.
Dos que até o momento penetraram nos Arcanos do Eterno Presente. Festejam com muito brilho a mais importante data da vida da nossa Garanhuns, que foi seus cem anos bem vividos. Hoje a serrana terra do planalto, terra de SIMOA GOMES, é cidade centenária e pontilhada de encantos. Para que se possa alcançar a sua superioridade é preciso que se tenha visão do alto.
JARDIM - Éden de flores a trescalar perfumes a todos mortais de seu canteiro. E notadamente aos que tiveram o privilégio de vir à luz nesse recanto terrenal do leão do norte.
Fonte de inspiração dos nossos poetas, destacando-se entre eles, o nosso saudoso professor, Artur Maia, o poeta de maio. Artur foi um localista incorrigível . Sempre de Lira em Punho, jamais esquecera, nas suas viagens, as fontes de sua inspiração. Bem viva em sua retina, a imponência do MAGANO, foi sempre presente: "MAGANO DOS MEUS AMORES DE OLHOS FITOS SEMPRE EM MIM". O mais alto dos nossos montes fora o espelho de sua alma em testa.
VÁRZEA -Campina cultivada em terreno baixo e plano que margeia os rios. É outro recanto bucólico cuja vegetação se constitui de beleza e deslumbramento da alma dos nossos vates: "GRUTA D'AGUA, VÁRZEA E JARDIM", onde líquido precioso refresca os instantes suspiros das "Tardes Mornas de Verão". Parece até que as musas viviam a brincar por sobre as águas cristalinas e puras.
COLOMINHO - Menos apreciado pelos nossos mestres em literatura. O seu encanto está no recolhimento de sua natureza. É um dos montes telúricos das "SETE COLINAS". É síntese do INFINITO e finito, do temporal e de eterno, de liberdade e de necessidade como índice de cultuta de Garanhuns. Sempre beijada pela brisa dos campos. Pelas suas noites maravilhosas em que os seresteiros de todas as épocas jogam rimas ao luar. A natureza humana é como o plenitúnio, está sempre cheia. Moralmente, a humanidade progride pelo desenvolvimento da inteligência, do senso moral e do abrandamento dos costumes.
HELIÓPOLIS - parte da cidade que se renova constantemente para receber, com dignidade, o beijo ardente do sol.
BOA VISTA - Visão panorâmica em que Garanhuns, cidade centenária. se projeta em todas as dimensões.
Essas belas palavras foram do Jornalista e Advogado José Francisco de Souza, dedicadas ao então Prefeito de Garanhuns José Inácio Rodrigues(foto), poeta da voz eleito prefeito em 1982 pelo voto do nosso povo em uma vitória espetacular na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário