sexta-feira, 1 de agosto de 2025

IHGCG PROMOVERÁ PALESTRAS DO CICLO "HISTÓRIAS DE GARANHUNS"

      
FOTO: DIA DA VITÓRIA EM GARANHUNS - 8/5/1945 - DOMÍNIO PÚBLICO

 
           Tendo como referências acontecimentos marcantes na história do Município, o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns - IHGCG, promoverá neste segundo semestre, palestras proferidas por sócios, visando revisitar com a pesquisa historiográfica e memorial, fatos que repercutiram e habitam o imaginário dos garanhuenses, ou são desconhecidos pelas gerações mais jovens. Ainda em setembro, o sócio-fundador e pesquisador Maxwell Bento irá explanar sobre uma data específica: o dia 08 de maio de 1945. 

            O tema da palestra será: "80 anos do Dia da Vitória: Memórias dos Pracinhas de Garanhuns". Evocando o feliz dia do fim da segunda guerra mundial e a efusiva comemoração em Garanhuns, talvez uma das mais expressivas no Nordeste brasileiro. A partir de pesquisa em jornais e documentos da época, Maxwell Bento chegou a personagens icônicos presentes naquele ato: os Pracinhas, brasileiros que foram à Itália lutar pela libertação do mundo democrático. 

             Será revelado que ainda temos cidadãos que estavam naquela festa pela conclusão do fatídico conflito entre os Aliados e o Eixo. Inclusive soldados da Força Expedicionária Brasileira. Recentemente Maxwell apresentou sua pesquisa em evento da Câmara Municipal e tem tido contato com militares do 71ºBI, unidade do Exército Brasileito em Garanhuns, sucedâneo do 21º BC, unidade aqui localizada e que foi uma das fornecedoras de soldados (pracinhas) para representarem o Brasil nos campos de batalha europeus, notadamente Montese e Montecassino na Itália.

         FOTO: MAXWELL BENTO AO LADO DA VICE-PRESIDENTE DO IHGCG IVONETE XAVIER

             Com o tema "A Explosão das Barracas de Fogos: 45 anos da Tragédia que Abalou Garanhuns", o Professor José Claúdio Gonçalves, também sócio fundador do IHGCG e seu primeiro presidente, irá discorrer sobre o dia 05 de junho de 1980, quando o Largo do Colunata, próximo ao Marco Zero de Garanhuns, foi fortemente abalado por uma explosão, deixando vítimas e grande prejuízo à infraestrutura pública e das lojas vizinhas. 





















VISITA DO GOVERNADOR MARCO MACIEL E AUTORIDADES CIVIS E MILITARES AO LOCAL DA EXPLOSÃO (ACERVO DO IHGCG)

     
       
             Prof. Cláudio, conhecido por suas pesquisas instigantes e importantes, como sobre a Hecatombe de 1917, mergulhou em documentos, jornais da época, relatórios e conseguiu entrevistar vários personagens que participaram direta ou indiretamente do acontecimento. Montando o quebra-cabeça das versões e mitos, ele apresentará de maneira inédita, informações com base histórica que fornecerão material para estudantes e pesquisadores da história contemporânea da "Terra de Simoa Gomes. 

         Esta palestra será em outubro. Para todas as duas haverá divulgação ampla, para que todos os interessados possam participar. Ressaltando que serão abertas ao público, de forma gratuita. O IHGCG sempre busca oferecer temas de repercussão, e que contribuam para formação cultural do bicentenário município agrestino, a "Suiça Pernmabucana", cantada por Onildo Almeida e Luiz Gonzaga.

FOTO: PROFESSOR JOSÉ CLÁUDIO GONÇALVES






domingo, 1 de junho de 2025

EXPOSIÇÃO "LUÍS JARDIM, MESTRE DO TRAÇO E DA PROSA", O RESGATE DA OBRA JARDINIANA

A partir dessa segunda-feira, 02 de junho, Garanhuns recebe a Exposição "Luís Jardim, Mestre do Traço e da Prosa", realização do Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Garanhuns - IHGCG, através da RIHPE-Rede de Institutos Históricos de Pernambuco, IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,do Ministério da Cultura. Conta com o apoio da UFAPE / Casa UFAPE e GRE - Gerência de Educação do Agreste Meridional da SEDUC-PE. A mostra sobre a obra e vida do escritor garanhuense será na CASA UFAPE - na rua Pe. Agobar Valença, 65 - Heliópolis, bem pertinho do Relógio de Flores e da GRE-Agreste Meridional. De 2 a 11 de junho, das 9 às 16 horas. Com apresentações culturais todos os dias, e a presença de monitores de Libras nas apresentações. No dia 6/6 às 10h haverá um momento de visita do IPHAN, MInC, RIHPE, GRE e outras entidades e autoridades; para o registro do importante evento realizado pelo IHGCG.
A advogada garanhuense, Maria Clara Machado registrou em sua rede social sua expectativa com a mostra sobre Luís Jardim: "Luís Jardim é um grande escritor e artista do nosso País e nasceu aqui em Garanhuns. Venceu prêmios nacionais e além de escrever seus livros, era também ilustrador - ilustrou capas para Guimarães Rosa e Raquel de Queirós, por exemplo. Ele não é valorizado como merece, na nossa cultura municipal. Mas o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, com o apoio do IPHAN e Ministério da Cultura, vai promover essa exposição sobre esse filho da nossa terra!!! Vamos prestigiar 😻😻"

sexta-feira, 16 de maio de 2025

'FORTALECER CULTURAL" ACONTECERÁ EM GARANHUNS

"FORTALECER CULTURAL"

    O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizará a segunda etapa  do projeto Fortalecer CulturalO seminário reunirá representantes de órgãos públicos e da sociedade civil para debater a valorização do nosso patrimônio cultural e fazer a escuta desse importante segmento social.


    Também são objetivos do encontro, a implementação de políticas culturais nos Municípios. O presidente da RIHPE, Harlan Gadelha informa que "o Projeto é uma comunhão de esforços do Ministério Público do Estado de Pernambuco(MPPE) - Núcleo do Patrimônio Cultural, do Ministério da Cultura(MinC), da Secretaria Estadual de Cultura(Secult-PE), da Rede de Institutos Históricos de Pernambuco(RIHPE), do Iphan, e da Fundarpe. 


    Visando a abrangência do Agreste Meridional, o FORTALECER CULTURAL - etapa Garanhuns, acontecerá no dia 23 de maio (sexta-feira), das 8h às 16h00, na Promotoria de Justiça de Garanhuns, na Rua Joaquim Távora, 393 - Heliópolis.


    O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns - IHGCG participou da etapa em Vitória do Santo Antão, e agora colabora na divulgação desse importante debate sobre a cultura no município e na região, como explicou o presidente do IHGCG, Audálio Ramos Filho. 


    As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link abaixo.


https://forms.gle/Mcapoxjd7qKRTB4L9


A programação será a seguinte:




quinta-feira, 24 de abril de 2025

Francisco: O Papa amigo.

 

                            Francisco: O Papa amigo

    A Igreja do século XVI já não era a mesma da Idade Média. O catolicismo passou a dividir espaço com outras religiões, e, na Europa, crescia o número de pessoas indiferentes à religião e ao transcendental. O Papa passou a falar ao mundo — de modo especial aos católicos — que, cabe ressaltar, não o escutam de maneira unânime. É diante dessa realidade que, em 2013, o mundo conhece o novo Papa da Igreja Católica: latino-americano, argentino. Em sua primeira fala, ele brinca: “Parece que os cardeais foram buscar o novo pontífice no fim do mundo.” Quanto ao nome, escolhe “Francisco”.
    É interessante escrever sobre o Papa Francisco. Tenho a leve impressão de que o conheço, como um amigo que, tantas vezes, trouxe a muitos o sonho de uma nova esperança. A morte de Francisco é um tempo oportuno para revisitar suas contribuições a esta sociedade tão carente de amor, paz, tolerância e fé. As palavras carregam um peso simbólico, e o nome, por sua vez, traz uma identidade. Cada escolha não é despretensiosa.
    São Francisco de Assis, santo da Igreja Católica do século XIII, teve sua experiência com Cristo iniciada no encontro com um leproso. O beijo que Francisco deu naquele homem chagado mexeu profundamente com suas concepções. Ele, que sentia repulsa, viu-se agora beijando um leproso. Sua vida então tomou outro rumo: o Poverello de Assis assumiu a tarefa de viver um novo modelo de Igreja, mais próximo daquele proposto por Cristo.
    No dia 13 de março de 2013, o cardeal Bergoglio foi eleito Papa. Ao nomear-se “Francisco”, fez referência explícita ao exemplo que guiaria seu pontificado. Como portar-se diante dos escândalos financeiros, da pedofilia, do carreirismo e de tantas outras chagas que ferem a Igreja? O Papa posicionou-se com firmeza na busca da justiça. Reforçava que, na Igreja, não existem “promoções”. Entender a vida cristã dessa maneira é um erro crasso, que afeta as comunidades e promove disputas por poder.
    O Papa Francisco, para além de sua notável capacidade de diálogo, possuía uma sensibilidade única. Destaco a maneira como nos convida a olhar para as outras religiões: não como inimigas, mas como caminhos distintos para se chegar a Deus. Gosto dessa ponderação. É como escrevia o grande teólogo Karl Rahner: são os “cristãos anônimos”. Existem sementes do Verbo, como recordava o Concílio Vaticano II a partir das concepções de Justino Mártir.
    Em sua sabedoria, Francisco foi o Papa dos novos tempos. Deu atenção às causas urgentes, convidou o mundo a refletir sobre a imigração, as guerras, os embargos econômicos. Questionou aquilo que definiu como “a globalização da indiferença”. Apresentou um novo caminho para a educação por meio de um Pacto Educativo Global, centrando o processo na dignidade da pessoa humana e formando homens para o diálogo — atitude tão necessária nestes tempos.

    Na Evangelii Gaudium, Francisco propôs uma renovação pastoral na Igreja, para que estivesse “em saída”, ancorada na alegria do encontro com Cristo. Reforçou a opção preferencial pelos pobres e não teve medo de afirmar que o modelo econômico vigente mata, pois promove a exclusão e a desigualdade social. Sua máxima era a humanização, frente à desumanização e à valorização da cultura do descarte. 
    Na Laudato Si (“Louvado Sejas”) e Fratelli Tutti (“Todos Irmãos”), Francisco honrou o Pobrezinho de Assis, trazendo à humanidade a urgência do cuidado com a casa comum. Assim, retomou um conceito já presente em São Francisco: a ecologia integral — a compreensão de que “tudo está interligado”, reconhecendo que não se pode defender o meio ambiente sem cuidar do ser humano, especialmente dos pobres.
    O Papa Francisco sempre teve a sutileza de reforçar que todos nós participamos de uma fraternidade universal: irmãos e irmãs, com o dom da diferença. Dialogou com todos, acolheu sempre. As chamadas “minorias abraâmicas”, já descritas por Dom Hélder Câmara, tiveram espaço durante seu pontificado. Enquanto muitos cristãos segregam as pessoas LGBTQIAPN+, o Papa perguntava: “Quem sou eu para julgar?” Nosso querido Francisco é tão humano que, sem medo de errar, digo: há algo de divino nisso.
O mundo está um pouco mais triste, porque nos deixa um Papa humano, amigo, corajoso. Este é Francisco.
 

Por Marcos Moisés da Silva Duca
Graduado em História pela Universidade de Pernambuco Campus Garanhuns. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UPE), com atuação voltada à formação docente e ao ensino de História. É sócio efetivo do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns. Desenvolve pesquisas nas áreas de História das Religiões e Teologia, com ênfase nas relações entre religiosidade, cultura e poder.                                               


segunda-feira, 14 de abril de 2025

DIRETORIA DO IHGCG VISITA D. AGNALDO TEMÓTEO, BISPO DE GARANHUNS

 

BISPO DE  GARANHUNS RECEBE DIRETORIA DO  INSTITUTO HISTÓRICO

    Recentemente, o Senhor Bispo de Garanhuns, Dom Agnaldo Temóteo da Silveira, que iniciou seu episcopado na centenária Diocese de Garanhunhs em agosto de 2024, recebeu na Cúria Diocesana, a Diretoria do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns- IHGCG.

    Na ocasião, o Presidente da entidade, Audálio Ramos Machado Filho; a Vice-presidente, Ivonete Batista Xavier, e o Diretor Administrativo, Maxwell da Silva Bento, apresentaram ao Bispo católico às boas vindas da instituição que representa a preservação da memória da "Terra de Simoa Gomes", guardiã do patrimônio histórico e geográfico.

    Oportunamente os representantes do IHGCG presentearam D. Agnaldo com um exemplar do livro "História de Garanhuns", de Alfredo Leite Cavalcante; bem como das publicações do Instituto: "Pingos de Garanhuns", de Arlinda da Mota Valença; e da Revista Ruber - nº 01. Falaram das atividades do Instituto Histórico e Geográfico, da sua parceria com instituições como a própria Diocese de Garanhuns, e dos projetos e iniciativas vindouras.

    O Presidente do IHGCG comunicou a D. Agnaldo que existe solicitação ao Governo do Estado para que se configurem ações como publicações de livros e a inserção de Garanhuns na área de preservação da cultura material e imaterial.

    A vice-presidente Ivonete Xavier convidou o Bispo de Garanhuns para participar de uma das reuniões do IHGCG, e proferir palestra, em data a ser agendada com ele. Maxwell Bento concluiu falando sobre o símbolos do Município, e da pesquisa que o Instituto tem feito para definir melhor a origem do nome de Garanhuns.

       D

D. AGNALDO, BISPO DE GARANHUNS E A DIRETORIA DO IHGCG

sexta-feira, 4 de abril de 2025

RIHPE - REDE DE INSTITUTOS HISTÓRICOS MUNICIPAIS - UM MARCO NA CULTURA DE PERNAMBUCO

 RIHPE SE EXPANDE POR TODO PERNAMBUCO

           A  Rede de Institutos Históricos de Pernambuco - RIHPE é uma entidade federativa que representa os mais de trinta institutos históricos municipais em nosso Estado, além de vários em processo de fundação. Atualmente tem a frente da sua diretoria Harlan Gadelha Filho; Flávio Torres. Cláudia Pinto e Anne Alves de Lima. Visando congregar e incentivar às atividades dos institutos, promove a cada dois anos um Congresso Estadual, esse ano será na cidade de Goiana, de 29 a 31 de agosto.

REUNIÃO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

 
Representantes de institutos municipais em frente ao IHVSA

      Em 2024 a RIHPE realizou importante encontro em Vitória de Santo Antão, nas dependências do IHVSA o segundo mais antigo em Pernambuco. Na ocasião definiram-se importantes pautas atinentes aos objetivos dos institutos históricos e geográficos do nosso Estado. Garanhuns foi representada pelo seu IHGCG, que aos treze anos de fundação já se destaca na luta pela preservação do patrimônio cultural material e imaterial na "Terra de Simoa Gomes".

Sala Plenária do IHVSA



REUNIÃO COM A SECRETARIA DE CULTURA DE PERNAMBUCO

                    O encontro realizado entre a RIHPE e a Secretaria de Cultura do Estado - Secult, selou a parceria institutcional que pretende a partir da escuta das demandas dos institutos municipais, promover as ações desenvolvidas e fortalecer os laços entre as entidades do setor cultural da história com o Governo de Pernambuco. . A secretária executiva Ana Paula Jardim, representou a secretária de Cultura Cacau de Paula; a RIHPE além do presidente Harlan Gadelha, teve a presença de vários integrantes e representantes de institutos municipais.

                        Entre os temas debatidos destacaram-se:
 1.Será realizada uma consulta sobre a situação atual dos imóveis ociosos do Estado para         cessão de uso com fins culturais (com contra-partidas) que possam ser sede própria dos          Institutos Históricos. (atualmente dos 27 IHs apenas 07 possuem sede);
 2.Foi entregue um dossiê pelo presidente do IH Jaboatão, Eugênio Lincoln, sobre o                 processo da situação da sede do IHJ;
 3.Durante a reunião a lista de contatos dos IHs foi entregue para que os mesmos sejam       consultados, participem das visitas técnicas ao patrimônio histórico-cultural e demais            atividades que envolvam parcerias sobre políticas públicas nos respectivos municípios.         (com a Secult-PE e/ou Fundarpe);
 4.Em relação ao ICMS Cultural será aprofundado o conhecimento da Lei Robin Hood             (Lei 18.030 de 12/01/2009-Minas Gerais) para o aperfeiçoamento da proposta de lei             em andamento para o estado de Pernambuco.
 5.Foi comunicado aos presentes sobre os editais da PNAB que serão publicados e que             contemplam vários interesses dos IHs.

Reunião RIHPE / Secult-PE um marco institucional


PROJETO VIVA PERNAMBUCO - CULTURA E MEMÓRIA

        Em encontro realizado em Recife, no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco - IAHGP, em fevereiro último; os institutos municipais vinculados à RIHPE - Rede de Institutos Históricos em Pernambuco, ultimaram detalhes da realização a partir desse mês de abril do Projeto Viva Pernambuco - Cultura e Memória, que consiste em exposições temáticas em nove cidades. Iniciará por Goiana. Em Garanhuns acontecerá em junho próximo, com o tema "Luís Jardim, o mestre do traço e da prosa"; informou a vice-presidente do IHGCG, escritora Ivonete Xavier.

        O projeto é fruto de emenda da senadora Teresa Leitão através do IPHAM/MinC; tendo o Instituto Histórico e Arqueológico de Goiana-IAHGO como proponente.

Reunião RIHPE no IAHGP - Recife