sábado, 25 de maio de 2024

O ESCRITOR GARANHUENSE LUÍS JARDIM SERÁ TEMA DE EXPOSIÇÃO DO IHGCG, EM BREVE!

AUTORETRATO DE LUÍS JARDIM FEITO DE BICO DE PENA PARA SEUS LIVROS

    O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns - IHGCG, junto com a Rede de Institutos Históricos de Pernambuco - RIHPE, está preparando uma grande exposição para homenagar o escritor, pintor, desenhista e multicultural LUÍS JARDIM, O menino Lula, nascido em Garanhuns, que se tornou um dos expoentes da cultura brasileira, especialmente do regionalismo, entre 1936 e 1987.

    A diretoria do IHGCG vem preparando com muito empenho e carinho esta exposição, que resgata a importância desse grande artista e literato, com vários prêmios nacionais, com obras tidas como referência pela UNESCO, e que deixou profícua obra em livros, pinturas, artigos jornalísticos, desenhos e ilustrações, e até tradução de poemas de outros países.

    A Rede de Institutos Históricos de Pernambuco - RIHPE, congrega vinte e cinco institutos em nosso Estado, e está organizando uma série de exposições com o tema geral do projeto “Viva Pernambuco: Patrimônio, cultura e memória!”, com apoio do Ministério da Cultura. O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns foi um dos selecionados para fazer parte, escolhendo o tema "Luís Jardim, Mestre do Traço e da Prosa".

Algumas obras jardinianas, foto de Maria Clara Pontes Machado (domínio público)

    O período da realização da exposição bem como o local serão definidos pela diretoria do IHGCG nos próximos dias, a partir daí haverá ampla divulgação. "Relembrar aos garanhuenses a importância de Luís Jardim, como escritor e pintor, além de torná-lo conhecido das novas gerações, é a motivação principal dessa exposição", afirma o presidente do IHGCG, Audálio Ramos Filho.

    A última grande exposição homenageando Luís Jardim, foi realizada pela Prefeitura de Garanhuns e Fundação Joaquim Nabuco, em 1981, no Centro Cultural, na ocasião o então prefeito Ivo Tinô do Amaral promoveu o relançamento do livro "Maria Perigosa", considerada uma das obras primas do autor.

    Livros sobre Luís Jardim escritos por Sócios do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, Marcílio Lins Reinaux e Ivonete Batista Xavier.

  

RIHPE - CONGREGA 25 INSTITUTOS HISTÓRICOS DE PERNAMBUCO, GARANHUNS É REPRESENTADO PELO SEU INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E CULTURAL - IHGCG. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário