quarta-feira, 6 de março de 2019

Data Magna de Pernambuco - 202 anos da Revolução Pernambucana de 1817

06 de março - Data Magna 


Minha mente é crítica como os versos de Chico Science. Meu coração é maracatu, puro batuque de alfaias. Meu espírito reluz como um caboclo de lança em pleno canavial. Meus pés desafiam a gravidade e o impossível: são passos de frevo, a flertarem com sonhos esvoaçantes e multicoloridos. 

Meu sentimento é xodó, malemolente como um baião gonzagueano na voz de Seu Domingos. Sou História bonita de se contar. Sou Duarte Coelho, e Maurício de Nassau, e Zumbi dos Palmares, e Frei Caneca. Sou também dona Brites, e dona Ana Paes, e Simoa Gomes. Leonino, pertenço à Pátria Imortal dos Leões do Norte, à Nova Lusitânia brasileira. 

E hoje relembro nosso rugido de liberdade contra a opressão - nem o primeiro, nem o último. Fomos, somos e seremos resistência: Pernambuco não se dobra! Feliz pernambucanidade a todos! Ad Altiora Tendere!

Por Igor Cardoso
Sócio Fundador do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns - IHGCG


IHGCG, IAHGP e a Grande Loja Maçônica de Pernambuco prestam homenagem aos heróis de 1817:

Painel afixado na sede do Instituto Histórico,

Geográfico e Cultural de Garanhuns





Nenhum comentário:

Postar um comentário