sábado, 18 de julho de 2015

JÁDER CYSNEIROS EXPÕE NO INSTITUTO GARANHUNS - FIG 2015

http://www.anchietagueiros.com/2015/07/25-festival-de-inverno-de-garanhuns_7.html


Durate o período do 25º Festival de Inverno de Garanhuns, o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns (IHGCG), está  com a exposição dos artistas plásticos Socorrinho Gueiros e Jáder Cysneiros. 

Em entrevista, o artista plástico Jáder Cysneiros, 50 anos de idade, natural de Garanhuns, não esconde sua imensa alegria de voltar a expor suas obras ao público, no FIG. Ele já tem ideias para o futuro, para não se restringir só ao festival, mas no decorrer de todo o ano, em outros eventos aqui na cidade. O artista também está expondo em São Paulo (SP), e no dia 12 de setembro vai expor em Milão, na Itália.
Sede do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural
de Garanhuns (IHGCG). Praça Dom Moura, 44 - Centro.

Járder afirmou que: “A arte de Garanhuns está indo para fora, isso é muito bom, se expandindo. O mais importante é sabermos que tudo começou aqui”. O IHGCG conta também com uma exposição mobiliária de Celso e Sylvia Galvão, do início do Século XX – ex-prefeito e ex-primeira dama de Garanhuns, respectivamente.

Trabalho em exposição no Instituto
Histórico de Garanhuns.
Mulher com Cajú  50 x 70.
Jáder Cysneiros

Nascido em 22/04/1965, natural de Garanhuns-PE, desde cedo manifestou inclinação para as Artes Plásticas, desenvolvendo seu trabalho com pintura desde os seus 14(quatorze) anos. Lançado no meio artístico pelo Artista Plástico Walter Viera (1981).

Pintor de estilo Moderno, autodidata, desenvolve um estilo onde mistura o Cubismo, Abstrato e Figurativo, demonstrando sua versatilidade artística e marcando seu próprio estilo.

“A beleza, originalidade e forma, fazem o encanto da arte desenvolvida por Jáder Cysneiros.” “Ela é um encontro real com o Brasil, a brasilidade é mesclada com criatividade e explodem em cores, formas e texturas; o artista, com esforço interior, pesquisa e concretiza todas as características do seu povo e consegue mostrar através de sua arte a grandiosidade do Brasil...”.

As técnicas são usadas com maestria e talento na pintura, todas são belas, exclusivas e trabalhadas com acrílico sobre tela.

Realizou várias exposições individuais e participou de diversas coletivas em espaços culturais, galerias e Centro de Artes da região, destacando-se:

1979- Colégio Diocesano-Garanhuns-PE;
1980- lª Feira de Artes de Garanhuns-PE;
1981- Coletiva com Walter Vieira no Hotel Tavares Corrêa- - Garanhuns-PE;
1982- Arte na Rua- Garanhuns-PE;
1983- Representou Garanhuns na Feira dos Municípios em Recife-PE;
1984- Exposições no Grêmio Cultural Ruber Vanderlinden- Garanhuns-PE;
1985- Pinacoteca Teatro Deodoro- Maceió- AL;
1986- Exposição Espaço Artes- Garanhuns-PE;
 1987- Exposição Colégio Meridional- Garanhuns-PE;
1988- Exposição Espaço Artes – Garanhuns-PE;
1990- Exposições e palestra  com José Cláudio- Garanhuns-PE;
1991 á 1996- Exposição no Festival de Inverno em Garanhuns-PE;
1993- Exposição no Mosteiro de São Bento (A Idade do Espanto), Garanhuns-
1993- Exposições na Galeria Lula Cardoso Ayres- Recife-PE. Várias exposições individuais e coletivas em diversas galerias da região.
2000- Desde então mantém exposições permanentes em: Porto de Galinhas-PE, Só Artes Galeria, onde exporta seus trabalhos para o Brasil e exterior; Na Casa Negócio de Artes- Maceió-AL ; Kadichari, Galeria de Arte- Garanhuns-PE; Gláucio Brandão Arquitetura e Designe- Garanhuns-PE e Espaço Multi Cultural Armorial- Garanhuns-PE. 
Fonte: Secom/PMG
Texto e fotos: Gabriela Ramos
Edição de texto: Cloves Teodorico

Nenhum comentário:

Postar um comentário