sábado, 7 de fevereiro de 2015

PROGRESSO, DE GARANHUNS - A vida, as ideias e os negócios de João Tude de Melo

Material pesquisado  por Jakson Fitipaldi


Um dos primeiros ônibus da empresa Progresso, conhecido como "sopa" na época
A história da Progresso começou em 1932, em Garanhuns, Interior de Pernambuco. Seu fundador João Tude de Melo começou a trabalhar com 12 anos como carregador de bagagens, e aos 18 já era motorista de caminhão. Logo tornou-se dono de uma oficina mecânica e a partir daí iniciou sua frota de caminhões. 

E assim surgiu na década de 30, em Garanhuns, a empresa João Tude de Melo. Em 1934, foi criada a primeira linha regular de ônibus do Nordeste brasileiro, ligando Garanhuns ao Recife, um trecho de 250 km gastos em 15 horas de estradas de terra.

Em 1940, João Tude projetou o primeiro ônibus construído no país com motor interno e frente reta da América do Sul, e ainda nesse ano foram criadas as linhas Recife - Rio de Janeiro e Recife - São Paulo.
Todo esse sucesso valeu um convite do então Governador de Pernambuco, Agamenon Magalhães, para que a empresa fosse transferida para o Recife. E em 1952, a empresa modificou sua razão social para Auto Viação Progresso Ltda.

Nos meados do século XX a Progresso teve participação intensa na evolução dos transportes rodoviários da América Latina, discutindo temas com as grandes empresas do setor.

João Evangelista Tude de Melo, faleceu em Recife, em janeiro de 1981. Atualmente, o terminal rodoviário de Garanhuns tem seu nome.



2 comentários:

  1. Uma grande figura humana, um empresário de visão que estava muito acima do seu tempo.
    Parabéns pela pesquisa.
    https://www.facebook.com/orlando.d.calado

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer um pouco mais da história de minha cidade.

    ResponderExcluir