Em 1995, pelo centésimo aniversário do cinema, o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais editou uma relação de 45 filmes que possuem especial importância em matérias religiosas, artísticas ou morais.
Observe-se, porém, que devemos assistir a esses filmes como pessoas maduras e inteligentes, sabendo pensar criticamente e separando as coisas boas e as coisas más que existem neles. Ora, nenhum filme é perfeito, nem mesmo os da categoria principal (Religião); portanto, nem tudo que apresentam é endossado.
Em particular, as ideias religiosas contidas nos filmes relacionados sob a categoria Arte ou Valores, não são endossadas (se as ideias religiosas existentes nesses filmes fossem endossadas, estariam relacionados sob a categoria Religião, ainda que tal categoria não reflita perfeição total).
Da mesma forma, nem todas as idéias morais apresentadas nos filmes de Arte são endossadas; esses filmes foram incluídos porque são marcos da arte cinematográfica e não por causa dos valores religiosos ou morais existentes neles.
Igualmente, os filmes listados na categoria Valores expressam bem um determinado ponto moral, podendo, entretanto, possuir outras ideias morais ou religiosas que não são endossadas.
Dublado ou legendado, boa parte desses filmes se encontra disponível em vídeo nas locadoras. Que tal, então, assistir a um desses filmes hoje à noite?
RELIGIÃO
· A Paixão (La Passion) – Ferdinand Zecca (França, 1903).
· A Paixão de Joana d’Arc (The Passion of Joan of Darc) – Carl Dreyer (França, 1928).
· O Senhor Vicente (Monsieur Vicent) – Maurice Cloche (França, 1947).
· As Flores de São Francisco (Flowers of St. Francis) – Roberto Rossellini (Itália, 1950).
· Ordet/O Mundo (Ordet/The World) – Carl Dreyer (Dinamarca, 1955).
· Ben-Hur (Ben-Hur) – William Wyler (Estados Unidos, 1959).
· O Nazareno (Nazarin) – Luis Bunuel (México, 1959).
· O Evangelho segundo São Mateus (The Gospel According to St. Mathew) – Pier Paolo Pasolini (Itália, 1964).
· Um Homem para todos os Tempos (A Man for All Seasons) – Fred Zinnemann (Inglaterra, 1966).
· Andrei Rublev (Andrei Rublev) – Andrei Tarkovsky (União Soviética, 1966).
· O Sacrifício (The Sacrifice) – Andrei Tarkovsky (Suécia/França, 1986).
· A Missão – Roland Joffe (Inglaterra, 1986).
· A Festa de Babete (Babette’s Feast) – Gabriel Axel (Dinamarca, 1987).
· Francisco (Francesco) – Liliana Cavani (Itália, 1988).
ARTE
· Nosferatu (Nosferatu) – F. W. Murnau (Alemanha, 1922).
· Metrópolis (Metropolis) – Fritz Lang (Alemanha, 1927).
· Napoleão (Napoleon) – Abel Gance (França, 1927).
· A Pequena Garota (Little Women) – George Cukor (Estados Unidos, 1933).
· Tempos Modernos (Modern Times) – Charles Chaplain (Estados Unidos, 1936).
· A Grande Ilusão (Grand Illusion) – Jean Renoir (França, 1937).
· A Diligência (Stagecoach) – John Ford (Estados Unidos, 1939).
· O Mágico de Oz (The Wizard of Oz) – Victor Fleming (Estados Unidos, 1939).
· Fantasia (Fantasia) – Walt Disney (Estados Unidos, 1940).
· Cidadão Kane (Citizen Kane) – Orson Welles (Estados Unidos, 1941).
· The Lavendar Hill Mob (The Lavendar Hill Mob) – Charles Chrichton (Inglaterra, 1951).
· A Estrada (La Strada) – Federico Fellini (Itália, 1954).
· 8 1/2 (8 1/2) – Federico Fellini (Itália, 1963).
· O Leopardo (The Leopard) – Luchino Visconti (Itália, 1963).
· 2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Oddessy) – Stanley Kubrick (Inglaterra, 1968).
VALORES
· Intolerância (Intolerance) – D. W. Giffith (Estados Unidos, 1916).
· Cidade Aberta (Open City) – Roberto Rossellini (Itália, 1945).
· É uma Vida Maravilhosa (It’s a Wonderful Life) – Frank Capra (Estados Unidos, 1947).
· O Ladrão de Bicicletas (The Bicycle Thief) – Vittorio Di Sica (Itália, 1948).
· Na Área da Praia (On the Waterfront) – Elia Kazan (Estados Unidos, 1954).
· A Harpa da Birmânia (The Burmese Harp) – Kon Ichikawa (Japão, 1956).
· Morangos Selvagens (Wild Strawberries) – Ingmar Bergman (Suécia, 1957).
· O Sétimo Selo (The Seventh Seal) – Ingmar Bergman (Suécia, 1957).
· Dersu Uzala (Dersu Uzala) – Akira Kurosawa (União Soviética/Japão, 1975).
· A Árvore de Wooden Clogs (The Tree of Wooden Clogs) – Ermanno Olmi (Itália, 1978).
· Carruagens de Fogo (Chariots of Fire) – Hugh Hudson (Inglaterra, 1981).
· Gandhi (Gandhi) – Richard Attenborough (Inglaterra, 1982).
· O Revoar das Crianças (Au Revoir les Enfants) – Louis Malle (França, 1987).
· O Decálogo (Dekalog) – Krzystof Kieslowski (Polônia, 1988).
· A Lista de Schindler (Schindler’s List) – Steven Spielberg (Estados Unidos, 1993).
Fonte: Nazareth Resource Library
Tradução: Carlos Martins Nabeto
(http://www.cleofas.com.br/ver_conteudo.aspx?m=doc&cat=89&scat=126&id=238)
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