quinta-feira, 18 de abril de 2024

Nascimento da SUDENE, a visita do Presidente Juscelino Kubitschek a Garanhuns - 1959

Chegada de JK no Aeródromo localizado onde hoje é o IFPE




    Há 65 anos, no dia 25 de abril de 1959, o Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK), veio à Garanhuns a fim de presidir a instalação do Conselho de Desenvolvimento do Nordeste (Codeno) para o início do funcionamento da Operação Nordeste (Openo)., a realização do Seminário para o Desenvolvimento do Nordeste, presidido pelo Governador de Pernambuco Cid Sampaio, foi determinante para a posterior (dezembro de 1959) criação da Sudene, idealizada pelos bispos do Nordeste e pelo economista e Ministro Celso Furtado. Naquele dia Garanhuns se tornou a capital da República.

    Fato pitoresco: centenas de estudantes garanhuenses aguardaram o Presidente na Praça Tavares Correia (O Seminário aconteceu na Rádio Difusora de Garanhuns), a Sra. Vera Maria da Costa Ramos, então estudante do Colégio Santa Sofia, relata que "desabou uma trovoada pouco antes da chegada do presidente, e todos ficaram encharcados, mas ninguém arredou o pé, esperando JK".



Auditório da Rádio Difusora - Abertura do Seminário

DISCURSO DO PRESIDENTE JK NA ABERTURA DO SEMINÁRIO:

GARANHÜNS, 25 DE ABRIL DE 1959 NA INAUGURAÇÃO DO SEMINÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE. 

    Aqui estamos nesta cidade de Garanhunsj tão decidida no seu esforço, por tornar-se um centro ativo de progresso, a fim de realizar um seminário que congrega homens de empresa de numerosas regiões do país e autoridades responsáveis pelo planejamento e execução da Operação Nordeste. 
    Anima-nos a todos um só propósito, uma só aspiração e uma só esperança, que é promover a aceleração do desenvolvimento harmônico do Brasil. Chegamos à conclusão de que o nosso próprio crêscimento será perigoso para o equilíbrio da Nação, se persistir a terrível coexistência de zonas cada vez mais prósperas com outras estagnadas, sob o trágico domínio do subdesenvolvimento. A Operação Nordeste não é um ato de simples réparação de situações injustas, a correção do desnível entre as partes do Brasil, mas um ato de prudência, de salvaguarda da unidade nacional e de alta política. 
    Não é apenas o Nordeste que está interessado em levar adiante esta obra de importância vital, mas todo o país; não é apenas o meu Governo que se beneficiará . dos resultados desta ação criadora que estamos inaugurando, mas todo o povo brasileiro. Vamos provar que não existem trechos do Brasil  inaproveitáveis, ou que devam ser considerados irreprodutivos e condenados à pobreza definitiva. Vamos provar que só há estagnação e subdesenvolvimento onde não foi encontrada uma interpretação exata para as dificuldades e peculiaridades regionais. 
    Vamos provar que a razão estava com os que sustentaram que este pedaço do Brasil, tão amado por seus filhos, poderia encontrar a redenção do desenvolvimento se o examinássemos com verdadeiro interesse, com a consciência e o conhecimento indispensáveis. Estou certo de que, deste seminário que vai ser levado a efeito e onde serão discutidas tantas teses de profundo interesse para os fins que perseguimos, surgirá a revelação de que esta parte do Brasil poderá transformar-se numa das bases da prosperidade geral. Um país como o nosso necessita da assistência e da solidariedade de todos os seus filhos. 
    Temos de Pensar e agir em comunhão para enfrentar esta floresta de dificuldades que, há tanto tempo, oferece obsr táculos ao avanço desta Nação. Estou certo de que algo de positivo nascerá deste encontro, pois aqui estão presentes muitos dos homens práticos e corajosos que trabalham para que sejamos um grande país. 
    Nestas breves palavras, quero apenas dar-vos a segurança de que o Governo está disposto a enfrentar quaisquer dificuldades ou oposições para complementar as realizações que, patriòticamente, vos dispuserdes a empreender nesta zona. Juntos venceremos eventuais tropeços burocráticos que tentem retardar vossa ação. Ordens terminantes já estão sendo dadas em tal sentido, e homens suficientemente prevenidos estão à frente da Operação Nordeste. 
    Jamais a Nação tanto necessitou da experiência, da coragem, da imaginação de seus empresários e homens de iniciativa, como nesta Operação Nordeste. Tendes o privilégio de participar de uma hora decisiva do nosso país. Muito esperamos de vós. Vosso trabalho e disposição para a luta se revestem de significado que transcende de muito o plano dos negócios. 
    O que ides fazer aqui diz respeito a um ato de grandeza. A sorte e a libertação de muitos milhões de brasileiros, subjugados e vencidos pela estagnação econômica, depende de vosso esforço e energia. Participais de uma ação viril e de um ato de vontade, inaugurais a epopéia da recuperação nordestina. Deveis ser gratos ao destino, que vos proporcionou a possibilidade de acrescentar, ao vosso trabalho de expansão e enriquecimento, um caráter libertador, um sentido elevado de redenção do Brasil, um aspecto relevante do dever de salvar o homem, que aqui luta e sofre. 

Silvio Apolinário de Araújo entrega escultura de Renato Pantaleão ao Presidente JK, sob as vistas do Governador Cid Sampaio, Prefeito interino Pedro de Souza Lima e estudante Airtón Diógenes Ivo Ubirajara.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário