segunda-feira, 28 de abril de 2014

VIVA DOMINGUINHOS SE CONSAGRA COM PÚBLICO SUPERIOR A 70 MIL PESSOAS




Três dias de muita música e de expectativas superadas. Esse é o balanço do Festival Viva Dominguinhos, encerrado na madrugada desta segunda-feira (28). O evento, realizado pela Prefeitura de Garanhuns, trouxe em sua primeira edição mais de 15 atrações para se apresentarem em dois polos. Em 2015, o festival deverá acontecer entre os dias 30 de abril e 02 de maio – data pré-definida. O nome do cantor Fagner está entre um dos nomes cogitados para participar da segunda edição.

Formatado com o objetivo de fazer um tributo ao músico José Domingos de Moraes, que faleceu em 23 de julho de 2013, e teve seu restos mortais trazidos para Garanhuns em setembro do ano passado, a festividade chega para integrar de vez o calendário de eventos do município. “Desde quando tivemos a ideia de fazer algo para homenagear Dominguinhos nos planejamos para fazer uma festa bonita, de preservação da cultura e da história desse homem que levou Garanhuns para o Brasil e o mundo. Estou muito feliz de ver que a cidade abraçou a causa”, comenta o prefeito Izaías Régis.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a ocupação nos meios de hospedagem, incluindo hotéis e pousadas, ultrapassou os 85%. O lucro para os ambulantes que trabalharam com a comercialização de comidas e bebidas, além do artesanato, também foi positivo. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o comércio da cidade teve uma movimentação de 15% a mais que em períodos normais. A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF) órgãos responsáveis pelo esquema de segurança, afirmaram que o período foi considerado tranquilo – sem nenhuma ocorrência grave.

Texto e Foto: Secom/PMG

segunda-feira, 21 de abril de 2014

PROFESSOR VILELA PREPARA LANÇAMENTO DE “DOMINGUINHOS – O NENÉM DE GARANHUNS”





Conhecido em todo o Nordeste por retratar as aventuras, histórias e os heróis do “Incrível Mundo do Cangaço”, o professor Antônio Vilela apresenta no próximo dia 25, durante a realização do Festival Viva Dominguinhos, mais uma obra de sua autoria. Trata-se de “Dominguinhos – O Neném de Garanhuns”, um livro que traz detalhes da vida e da carreira de José Domingos de Moraes, o nosso Dominguinhos, falecido em junho do ano passado.

Na Obra de 144 páginas, o Autor descreve desde o nascimento até a morte e o pós-morte do Artista, que foi considerado por muitos, como o sucessor do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

 “Dominguinhos – O Neném de Garanhuns” traz imagens inéditas do Cantor, conta passagens pouco conhecidas da vida do Garanhuense ilustre e reproduz depoimentos emocionantes sobre a sua vida e obra. “Como tinha mais de 20 páginas biografadas do nosso Mestre e muito material do nosso amado sanfoneiro, resolvi ampliar esta biografia em um livro. Inicialmente iria colocar o título: ‘Dominguinhos. O Menino de Garanhuns’, mas atendendo a uma sugestão da irmã de Dominguinhos, Maria Auxiliadora Moraes, lançamos o ‘Dominguinhos – O Neném de Garanhuns’, já que era assim que ele foi chamado pelos familiares”, pontuou Vilela.

Com prefácio de Zezinho de Garanhuns; contra capa de Mourinha do Forró; capa de Ailton Paulino e patrocínio do Instituto Histórico e Geográfico e da Prefeitura de Garanhuns, o mais novo filho do professor Vilela será lançado oficialmente no próximo dia 2 de maio, na Câmara de Vereadores. “Também estaremos no dia 9 de maio na Bienal do Livro, que acontece aqui em Garanhuns”, complementa Vilela.

- Matéria do Blog de Carlos Eugênio

quarta-feira, 16 de abril de 2014

COMITIVA DO IHGG VISITA PREFEITO EM EXERCÍCIO DE GARANHUNS AUDÁLIO FILHO


O prefeito em exercício, Audálio Ramos Filho, recebeu a visita da comitiva do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG) na manhã desta quarta-feira (16), no Gabinete do Palácio Celso Galvão.

Em reunião, os integrantes do Instituto definiram diretrizes de algumas ações que serão realizadas no mês de maio, na II Bienal Internacional do Livro do Agreste e, em julho, na 24ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, além de outras parcerias que estão sendo definidas para esse ano. Estiveram presentes na reunião o presidente do IHGG, Cláudio Gonçalves, o diretor financeiro, Anchieta Gueiros, o diretor de patrimônio, professor Vilela, o diretor adjunto Edilson Nunes, o assessor de imprensa, Jakson Fitipaldi e o professor e escritor da cidade de Lajedo, Paulo Henrique.

Texto e Foto: Samara Pontes
Secom/PMG 

sábado, 5 de abril de 2014

ESPAÇO COLUNATA TAMBÉM É POLO DE ANIMAÇÃO NO FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS

Palco "Canta Dominguinhos" vai contar com apresentações durante todo o sábado (26)
A primeira edição do Festival Viva Dominguinhos acontece em Garanhuns nos dias 25, 26 e 27 deste mês. Grandes nomes da música brasileira se apresentam em dois polos de animação. Além da Praça Cultural Mestre Dominguinhos, o Espaço Colunata, no centro da cidade, também vai receber atrações musicais no sábado (26), das 10h ás 18H.
A Secretaria de Cultura anunciou os nomes que farão parte da grade de programação do Palco "Canta Dominguinhos".
Palco "Canta, Dominguinhos" – Espaço Colunata
Sábado | 10h às 18h
Bill do Forró
Os Coroas do Forró
Grupo de Xaxado Cabras de Lampião
Juliano do Acordeom
Michelly dos Anjos
Nando Azevedo
Gena de Altinho
De acordo com a Secretaria de Cultura, no local o público também vai poder conferir uma exposição com vários tipos de sanfonas. Os visitantes conhecerão um pouco mais sobre o instrumento, qual a diferença entre uma sanfona de oito, 80 ou de 120 baixos, os tipos mais antigos, como se toca, quais as mais utilizadas, as novidades no mercado, entre outras curiosidades. O espaço também contará com curtas apresentações dos alunos do curso de sanfona da Escola Garanhuns Dominguinhos, a qual o músico era patrono.
A secretária de Cultura, Cirlene Leite, enfatizou a importância do "Canta Dominguinhos" no festival. "Este espaço é um diferencial e tem uma programação voltada para toda a família. Crianças e adultos de toda a região vão ter a chance de se divertir e conhecer um pouco mais sobre o instrumento que consagrou o nosso Mestre", destacou.
A Secretaria de Cultura também realiza nos dias 23, 24 e 25 de abril, pela manhã, em algumas escolas da rede pública, a oficina "Desmistificando a Sanfona" com o professor Eder Santos Batista e a participação dos seus alunos. Nessa oficina, crianças vão mostrar a outras crianças como se toca um baião, um xaxado e um bom forró pé de serra. Além disso, haverá uma palestra sobre a vida de Dominguinhos "De Garanhuns para o Mundo", mostrando o músico como exemplo de perseverança, simplicidade e sucesso.


quarta-feira, 2 de abril de 2014

------------ GARANHUNS - PROGRAMAÇÃO FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS 2014 -------------


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo, realiza nos dias 25, 26 e 27 deste mês, o Festival Viva Dominguinhos. Em sua primeira edição, o evento vai reunir grandes nomes da Música Popular Brasileira em um tributo ao Mestre Dominguinhos. As atrações vão se apresentar em dois polos, sendo eles a Praça Cultural Mestre Dominguinhos – antiga Esplanada Guadalajara –, e o Espaço Colunata, localizado no centro da cidade.

Na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, onde estará montado o palco principal, a infraestrutura disponibilizará praça de alimentação, área de artesanato, banheiros químicos e esquema de segurança. Os shows estão previstos para, na sexta-feira (25) e no sábado (26), iniciarem às 21h. Já no domingo (27), devem começar às 20h. O palco “Canta Dominguinhos”, no Espaço Colunata, funcionará apenas no sábado, de 10h às 18h. 

Programação diversificada – A grade de programação reúne artistas de Garanhuns, regionais e nacionais. Entre os destaques, o evento, que tem como proposta principal reverenciar a história musical do sanfoneiro José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, traz nomes como Santana, “o cantador”; a ex-participante do The Voice Brasil, a paraibana Lucy Alves; o cantor e compositor com 25 anos de carreira, Nando Cordel, e o histórico forrozeiro Jorge de Altinho.

Inauguração da estátua – Produzida pelo mestre artesão José Veríssimo, a estátua em homenagem a Dominguinhos será inaugurada durante o festival. Ela será instalada na Praça Cultural que recebeu o nome do homenageado. A escolha do local foi feita por meio de votação popular, com duas urnas da Rede Globo Nordeste, em fevereiro deste ano.

Confira a programação completa para o Festival Viva Dominguinhos:

Praça Cultural Mestre Dominguinhos
Sexta-feira | 21h
Mourinha do Forró
Liv Moraes
Maciel Melo
Santana

Sábado | 21h
Os Valvulados
Petrúcio Amorim
Lucy Alves
Nando Cordel

Domingo | 20h
Zezinho de Garanhuns
Waldonys
Jorge de Altinho

Palco “Canta, Dominguinhos” – Espaço Colunata
Sábado | 10h às 18h

A programação deste polo está sendo finalizada pela Secretaria de Cultura e deve ser divulgada ainda esta semana