quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

DIA 10 DE MARÇO SERÁ INAUGURADA A SEDE DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GARANHUNS



O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, professor e escritor Claudio Gonçalves de Lima, confirmou a inauguração da sede da entidade para o dia 10 de março, quando receberá uma exposição do Arquivo Público Estadual com documentos históricos de Garanhuns.

Nesta terça-feira 28, o presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Audálio Ramos Filho, recebeu, na Casa Raimundo de Morais, secretários municipais, membros do Instituto Histórico e o presidente da CDL, Fernando Couto Soares, para debater a programação de comemoração aos 203 anos de criação do município, que será comemorado em 10 de março.

A Prefeitura de Garanhuns estará fazendo uma programação com diversas atividades e contará com o apoio das instituições. As secretárias de Comunicação Social, Turismo e Cultura, Gerlane Melo, Jaqueline Menezes e Cirlene Leite, respectivamente, estiveram presentes, além do Ouvidor, Adolfo Lopes, e representantes da Secretaria de Educação.

Diversas outras atividades foram programadas, com o intuito de incentivar a movimentação cultural e desportiva da população. As instituições estarão providenciando os encaminhamentos referentes a cada atividade.

sábado, 4 de janeiro de 2014

BLOG DO RONALDO CESAR: Em texto emocionante, Mauro Lima recebe homenagem ...

BLOG DO RONALDO CESAR: Em texto emocionante, Mauro Lima recebe homenagem ...: Amigos, Passei um tempinho para ter condições de escrever sobre Mauro. Aí segue: "Ao tomar conhecimento da morte do meu amig...

Em texto emocionante, Mauro Lima recebe homenagem de Ivan Rodrigues

Amigos,

Passei um tempinho para ter condições de escrever sobre Mauro. Aí segue:

"Ao tomar conhecimento da morte do meu amigo Mauro Lima evoquei, de imediato, a cerimônia comemorativa dos 50 anos da Câmara de Vereadores, promovida por Mário Faustino, então Presidente daquela instituição. 

Representei o Governo do Estado, naquela ocasião, e em breve falação após verificar a presença de três ex-Vereadores do meu tempo: Mauro Lima, Humberto Morais e Everardo Gueiros, por coincidência filhos de três ex-Vereadores: Pedro Lima, Raimundo de Morais e Othoniel Gueiros, tive a generosa oportunidade de ressaltar a importância genética que engrandeceu a qualidade daqueles ex-companheiros presentes.

No que diz respeito ao nosso querido Mauro, fiz questão de realçar o exemplo da família decente, honrada e digna, comandada pelo seu patriarca PEDRO LIMA e sua maravilhosa companheira ALINE. Agora, sinto uma necessidade enorme de realçar para a querida Nicinha a SAUDADE DAS SAUDADES QUE TIVEMOS e que continuarão por muito tempo ainda e pode ser o que eu chamo uma saudade alegre. Desculpem, mas quem conheceu Mauro de perto não pode relembrá-lo com tristeza (saudade é outra coisa!) e sim com muita alegria. 

De acordo com a sabedoria popular: “quem puxa aos seus não degenera” e estão aí os modelos de cidadania e dignidade dos filhos, genros, noras, netos e bisnetos da família de Pedro Lima e que Mauro foi o mais perfeito resultado dessa grandeza. Os outros que me perdoem...

Agora travei e não sei mais o que dizer. Deu-me um nó na garganta e estou paralisado diante do computador, como um idiota! Mas, deu-me um estalo: O poeta Carlos Pena Filho, com uma obra poética extraordinária ainda não reconhecida como deveria ser, produzida em apenas trinta anos de vida, tem um soneto lindo e muito significativo para relembrar o nosso amigo e que transcrevo abaixo:

“TESTAMENTO DO HOMEM CANSADO

Quando eu morrer, não faças disparates
nem fiques a pensar: Ele era assim...
Mas senta-te num banco de jardim,
calmamente comendo chocolates.

Aceita o que te deixo, o quase nada
destas palavras que te digo aqui:
Foi mais que longa a vida que eu vivi,
para ser em lembranças prolongada.

Porém, se um dia, só, na tarde em queda,
surgir uma lembrança desgarrada,
ave que nasce e em vôo se arremeda,

deixa-a pousar em teu silêncio, leve
como se apenas fosse imaginada,
como uma luz, mais que distante, breve.”

Com o carinho de sempre, temos a honra e a responsabilidade de publicar os textos de Ivan Rodrigues.